quarta-feira, 3 de dezembro de 2008

Ideias e Criatividade

A criatividade é um desafio diário que combina inspiração e determinação. Sensibilidade ao nosso redor, com as pessoas, os ambientes, as histórias de vida, as situações, a natureza. Isso inclui não simplesmente escutar, mas ouvir. Ler, conversar, experimentar, viver. Enfim, existe uma espécie de voz interior que chamamos de Idéia e para desenvolver ela precisam florescer várias qualidades. Criar significa assumir riscos.
Entre os principais desafios estão: aceitar o medo da crítica, ter ousadia em pensar fora do comum, dar-se um espaço e tempo para viver o processo de criação, respeitar ao Outro, estar juntos para viver, formando equipe, entre outros vários aspectos. Tradicionalmente, o processo criativo se associou somente a artistas excepcionais os quais nasceriam com a "capacidade" para criar. Contudo, a experiência mostra que todos os seres humanos são capazes de criar e inovar desde seus respectivos cotidianos. A chave está em abandonar o medo, já que ele gera inércia e paraliza a germinação de idéias. O processo criativo se da em movimento e cria energia.
Primeiro, acontece o caos criativo quando inúmeras idéias surgem. Esse momento de liberdade deve deixar de lado todo tipo de preconceito, de forma e conteúdo. As idéias sempre estão transformando-se, mudando, até adquirir sua forma plena e melhor resolvida. Não se trata de pura imaginação, apesar de que sempre é bom uma pitada dela. Trata-se de assumir o risco do desafio. O exercício e a prática diária permitem aprimorar as idéias, especificá-las, detalhá-las, e aninhá-las, como se fosse um menino pequeno, acompanhando o seu crescimento. Acompanhando com persistência e determinação. E quando as Idéias crescem, assim como os filhotes, elas seguem seu rumo, alcançando a todos os que têm a sensibilidade pra reconhecê-las. E apesar daquele 'frio na barriga' diante do desconhecido, que bom que sempre existam páginas em branco para serem escritas, programas a serem criados, desenhos a serem desenhados, canções a serem cantadas, blogues a serem blogados... Criação é vida já que significa Ser e Existir. E deixar nossa marca para a humanidade. Já pensou, daqui a alguns anos, alguém ler esse post e conhecer virtualmente uma pessoa que nunca viu mas que a reconhece pelas idéias em comum. Surreal, mesmo.
Se as idéias tem a ver com sentimentos humanos, acredito que sim. As idéias se nutrem das emoções, não contidas, nem discretas. Ainda no caos criativo, a explosão de emoções tem muito a ver com amor, com paixão. Mas, então, é o amor ou a paixão que nutrem as idéias, a vida? Milhões de pessoas já tentaram definir isso e ninguém conseguiu resposta ao certo. Seilá, quem sou eu para definir isso... Meus grandes amigos, chamados de Ursinhos, enviaram uma música, escuta aí, "Antes das Seis" de Legião Urbana, afinal, 'amigo é para essas coisas'.

Um comentário:

Aninha disse...

Achei tão bom, me animo tanto em falar sobre, que acabei por fazer um post inspirado no seu.
:)

Um beijo enorme!