quarta-feira, 17 de dezembro de 2008

Multimídia II - Histórias em Fotos















O processo criativo se da no caos. O que é certo, o que é errado, enfim. O ‘brainstorm’ ou chuva de idéias são variadas até chegar na idéia certa para a mensagem exata. São múltiplas as alternativas para poder contar histórias. Qual seria, então, uma boa alternativa para contar histórias online, partindo do visual. Dentro do caos informativo, as fotos são parte essencial para permitir a compreensão da informação. Eles mostram o momento eterno, um instante de vida único.

Walter Benjamin falava sobre a reprodutibilidade técnica como característica da fotografia diante da pintura. Pensava-se que a reprodução em massa, ou seja, essa marca técnica poderia extrair o lado humano, pois banalizaria a arte visual. Na atualidade, quando se fala de fotografia analógica e digital, percebe-se que a arte visual fotográfica retoma o que de melhor a técnica oferece para mostrar a realidade. O que diferencia um a fotografia, além de ter sido feita com câmera analógica ou digital, é o fotógrafo.

O fotógrafo é o sujeito criador que observa com sensibilidade e capta a realidade num instante mágico. Esse processo criativo é único.

Nenhum comentário: